Quem Somos

Qual o papel da APDM o que faz a entidade?

A Associação Para Desenvolvimento Social dos Municípios do Estado de Mato Grosso-APDM-MT atua na defesa das questões sociais, com atuação política, técnica e operacional efetiva, buscando o fortalecimento e defesa dos Municípios e da Política de Assistência Social do Estado de Mato Grosso. A entidade não faz política de governo, mas fomenta, articula e busca canais para que os municípios tenham recursos, projetos e programas direcionados para o setor. 

A Associação vem desenvolvendo um trabalho em consonância com a demanda apresentada, na perspectiva de garantir atendimentos qualificados a todos os municípios, aqui representados pelos Gestores Sociais e Primeiras Damas nomeadas secretária de Ação social.

A premissa que baseia as ações da Associação é a intervenção social pro-positiva, contínua, planejada, coerente com a demanda, respaldado por um arcabouço teórico - metodológico.

A Associação procura consubstanciar suas ações conforme os preceitos da Lei Orgânica da Assistência Social, pois no município os Gestores Sociais e Primeiras Damas nomeadas na pasta social, são orientados a se engajar na Política Nacional da Assistência Social, pois são responsáveis por implantar a Política Municipal da Assistência em seu município, administrando programas e projetos.

Outro sim um das principais finalidades da Associação é contribuir para o fortalecimento da Política da Assistência Social em consonância com os princípios estabelecidos na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Assistência Social que prevê em seu Artigo 1º Assistência Social, direito do cidadão/ã é dever do Estado é a Política de Seguridade Social não contributiva, que prevê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas.

Entretanto, a Associação desenvolve ações assertivas no que tange a defesa dos interesses dos Gestores Sociais, procurando trabalhar de forma integrada em Prol da Construção de sua independência enquanto profissional competente em seus deveres e consciente em seus direitos, com um posicionamento em busca da Unidade, pois é integrante ativa no sistema administrativo do município.

A Associação desenvolve entre outros, orientações e assessoramento a programas e projetos sociais bem como encaminhamento e facilitação do acesso a tramites burocráticos dos mesmos. Realiza intercâmbio das ações, com troca de experiência através dos Encontros anuais de Gestores Sociais, Primeiras Damas e Técnicos Sociais, Encontro dos Pólos e capacitações in loco ou na sede, que possibilita o aperfeiçoamento e qualificação do trabalho da Gestão das Secretarias de Ação Social.

A Associação procura incentivar e despertar a consciência de todos os Gestores Municipais, de que os mesmo tem capacidade de administrar o espaço público tanto quanto qualquer outro profissional que busca orientações e capacitações na área pública, assim tendo um papel importante na administração da gestão do município.

Portanto a Associação oferece subsídios que contribua para o desenvolvimento social e também sustentável de uma gestão eficiente.