APDM Promovendo a Sustentabilidade


Essa semana comemora-se o dia Mundial do Meio Ambiente. Essa data foi criada para promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar a população sobre os perigos que existem quando não temos o cuidado necessário com o mundo em que vivemos. Pequenas mudanças de hábito podem trazer grandes mudanças pro mundo.

E como intuito de fortalecer a sustentabilidade a APDM, encaminhou uma programação sugestiva de atividades a serem realizadas, pelas Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, de modo que possamos promover o desenvolvimento material e econômico sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro:

-Lançamento da Campanha “APDM Promovendo a Sustentabilidade";
-Caminhada Ecológica;
-Sessão Pipoca para realizar nos grupos;
- A História das Coisas
- Lixo Extraordinário
- A Última Hora
- A Era da Estupidez 
- Uma Verdade Inconveniente
- Mutirão de limpeza de praça/rua;
- Oficina de aproveitamento integral de alimentos;
- Plante uma muda;
- Oficina de sabão ecológico (aproveitamento de óleo usado);
- Oficina de artesanato com materiais recicláveis (móveis de garrafa pet, bolsas de caixas de leite, enfeites de garrafa pet, parque infantil com pneus usados, vasos de pneus, horta de garrafa pet;
- Oficina de árvore de natal feita com garrafa pet.

05 de Junho – Dia Nacional do Meio Ambiente
“AGUA, TERRA, AR E FOGO são elementos naturais e essenciais para a continuidade da vida no planeta, principalmente à vida humana”. Contadora Maria Pantoja
            Com o avanço da globalização e o aumento da modernidade, a humanidade vem criando cada vez mais lixo, que está se entulhando pelo planeta, poluindo e destruindo a natureza rapidamente. Os lixos como plástico, metal, papelão e vidro têm criado um verdadeiro caos no meio ambiente. Eles se espalham pelos mares, oceanos e florestas, poluindo todo o ecossistema e causando a morte de vários animais e até a extinção de algumas espécies. Alguns animais confundem o lixo com comida, e acabam morrendo sufocados, porque seus estômagos não conseguem digerir o lixo. Outros morrem intoxicados por causa da poluição do seu habitat. As fumaças dos carros e indústrias estão destruindo a camada de ozônio, que é um gás que se localiza na atmosfera e protege o planeta dos raios ultravioletas – que podem dar câncer de pele. A destruição do ozônio está provocando também o efeito estufa, que está aos poucos derretendo as geleiras dos polos, o que pode causar um aumento do nível de água dos oceanos, e fazer com que várias cidades sejam completamente inundadas. Por causa de tudo isso é muito importante termos consciência e não jogar lixo na praia nem na rua, pois depende de nós, humanos, pararmos com a poluição e proteger o meio ambiente, para salvar os animais e o meio ambiente.

Porque 05 de Junho?
            Quem declarou que 5 de junho seria o dia do meio ambiente foi a ONU (Organização das Nações Unidas), no dia 15 de dezembro de 1972, por  causa da Conferência de Estocolmo, que aconteceu na Suécia, e foi um dia marcante onde vários países se reuniram para decidir lutar a favor da preservação do meio ambiente e do ecossistema de todo o planeta.


O Que é Meio Ambiente?
            O meio ambiente engloba todos os elementos vivos e não vivos que estão relacionados com a vida na Terra. É tudo aquilo que nos cerca, como a água, o solo, a vegetação, o clima, os animais, os seres humanos, dentre outros.

Preservação
            Preservar o meio ambiente é um ato importante não só para a humanidade, mas para todos os seres que habitam a Terra. Afinal, é nele que estão os recursos naturais necessários para a sua sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar.
          
“Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja" - Chico Xavier
Compartilhar:

Campanha Outubro Rosa

Aquecendo Corações

Tags

campanha apdm projeto agasalho criança rodadeconversa azul coração reunião sejudh unicef conselho direitos drogas encontro prevenção selo CONGEMAS Enfrentamento fundos inscrição município palestra pessoa recursos CEDEDIPI OutubroRosa Programação adolescente agostomarrom alcooledrogas amm comunidade crechevozdaverdade diadoidoso entregadebrinquedos faça bonito fórum gestores idoso mulher ordinária parceria politicaspublicasparamulheres políticas presidente seminariopoliticaspublicas setembroconsumidor social tráfico vermelho CETRAP CIB Captar Comitê Cândido Estadual Idosa MDS MT NEAD Prefeitos Prêmio Rondon Rondonópolis SECITEC abrilvermelho adere adesão alcool amarelo andrezacolatto apdmaquecendocorações apmcv aquecendocoracoes arrecadações aterrosanitário açõesoutubrorosa cancerdemama capacitação capacitaçãoselo carteirinhadeidentificação catadoresdelixo cdc cerimonia cetrapmt cobertores conscientização convite convênio cras crc cruzvermelhademt cursopratico diadascrianças direitodoidoso diretoria edital educação elaboracaodeprojetos elaboração escravo exposição federal fia fortalecendoosfundos fortalecimento fundação fundocriança fundomunicipal governo gênero homenagem idosos igualdade impostoderenda infância ivpalestrasetembroconsumidor juara lançamentodolivro lei lixãovg maria da penha mtmamma municípios mutirão nacional neurilanfraga novalacerda novanazaré novosempossadoscededipi oabmt osidosossaoofuturo palestraoutubrorosa paranatinga parcerias posseconselho prefeitura prestacaodecontas primeiradama programa proteção pública recadastramentofundo recurso reinserção rodadeconversaaltafloresta rodadeconversaparanatinga rodrigopalomares rural secretarianovomundo selounicef serviços setembro siconv sindapi sociais sugestoesmunicipios suicídio trabalho tráficodepessoas águaboa álcool álcooledrogas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Publicações Anteriores